Olá meus queridos alunos, leitores e visitantes, só quero pedir pra vcs não esquecerem de comentar, pq essa é a forma que o blog cresce e a gente consegue permanecer no ar, pq é a maneira q vc pode criticar construtivamente e dar a sua opinião do que pode ser feito ou melhorado. Muito obrigado!!! Qualquer dúvida, não esqueça, adicionem o msn:
abel.short@hotmail.com

Dê uma olhadinha. Custa nada!!

sexta-feira, 24 de junho de 2011

DICA DO DIA 24/06/2011

   Bom dia, pessoal, hoje vamos falar sobre boquilhas e palhetas, que é onde o som do sax é produzido.
   Tanto uma, quanto outra, tem que ser objetos de escolha pessoal de cada instrumentista, variando de acordo com o tipo do som que você gostaria de ter e a força que é exercida para produzí-lo. 
   As numerações de abertura das boquilhas comuns, geralmente variam de 4 a 9, de fechado para aberto, respectivamente. (podendo existir mais abertas, dependendo do instrumentista). Esse padrão varia um pouco dependendo da marca e, principalmente, da composição do material (massa ou metal). Existem boquilhas feitas de massa, metal, plástico e madeira, apesar de comumente encontrarmos massa e metal, respectivamente. O som produzido pelas feitas de massa, normalmente é mais puro e amadeirado, já as de metal, produzem um som 
mais rasgado ou "metalizado", logicamente. Mas é bom lembrar, que antes de comprar e usar é crucial que haja um teste, uma prova, pra verificar a adequação ao seu sopro, embocadura e estilo.
   Já as palhetas, geralmente são feitas de bambu, sendo que existem hoje as de fibra e a numeração vai de 1/5 a 3/5, sendo as mais comuns, de mais flexíveis a mais rígidas. A palheta demora um pouco mais que a boquilha pra chegar a um ponto de acomodação e saber-se qual é a melhor, quando se está começando.          Compra-se uma, testa-se, depois compra-se outra até verificar a melhor. Geralmente os estudantes inexperientes começam com uma n°2, e diminui ou aumenta na próxima compra, dependendo do som que se queira produzir ou a força que se utiliza para fazê-lo. Particularmente, falando de marca de "palhetas", eu prefiro a Vandoren, uma marca francesa, que é um pouquinho mais cara, mas dura mais e o sopro é mais delicado, mas se vc preferir um som, que seja mais metálico, existe a Plastcover, da marca Rico Royal, que é de cor preta e é muito boa também. 
  Espero que fiquem satisfeitos com a dica, e ficam uns links de onde comprar na seção de "links relevantes" na barra lateral. Mais uma vez, qualquer dúvida, me adicionem no msn ou mandem e-mail pra: abel.short@hotmail.com    Valeu, e até amanhã!
       

Nenhum comentário:

Postar um comentário