Olá meus queridos alunos, leitores e visitantes, só quero pedir pra vcs não esquecerem de comentar, pq essa é a forma que o blog cresce e a gente consegue permanecer no ar, pq é a maneira q vc pode criticar construtivamente e dar a sua opinião do que pode ser feito ou melhorado. Muito obrigado!!! Qualquer dúvida, não esqueça, adicionem o msn:
abel.short@hotmail.com

Dê uma olhadinha. Custa nada!!

domingo, 26 de junho de 2011

Acidentes

Definição
Acidentes ou alterações são símbolos utilizados na notação musical para modificar a altura da nota imediatamente à sua direita e de todas as notas na mesma posição da pauta até o final do compasso corrente, tornando-as meio tom mais graves ou meio tom mais agudas, são representadas pelo símbolo # - sustenido ou b - bemol sendo que o sustenido representa o aumento da nota em um semi-tom e o bemol a diminuição da mesma. Esses símbolos, na partitura musical, aparecem ao lado esquerdo da nota a ser alterada.
Existem também os sustenidos duplos e os bemois duplos. Os primeiros representados pelo símbolo X, fazem a frequência do som, em que estão aplicados, subir 1 tom. Os segundos, os bemóis duplos, representados pelo símbolo bb, fazem a altura do som, frequência, descer 1 tom. Existem também os bequadros que anulam as alterações provocadas pelos sustenidos e pelos bemois.
Os acidentes têm esse nome pois representam alterações que ocorrem de forma eventual ou acidental ao longo de uma música. Quando uma nota deve ser executada com afinação elevada ou reduzida ao longo de toda a partitura, não se utilizam acidentes, mas sim armaduras de clave que indicam a tonalidade da composição. Os símbolos utilizados na armadura de clave são os mesmos, mas somente quando ocorrem junto a uma nota são chamados de acidentes.
Utilização
Uma vez que um acidente tenha sido aplicado a uma nota, todas as notas na mesma posição da pauta manterão a alteração de altura até o fim do compasso. No compasso seguinte, todos os acidentes perdem o efeito e, se necessário, deverão ser aplicados novamente. Se desejarmos anular o efeito de um acidente aplicado imediatamente antes ou anular um sustenido ou bemol indicado na armadura de clave, devemos usar um bequadro, que faz a nota retornar à sua condição natural. Também neste caso, a anulação da alteração da armadura só dura até o fim do compasso quando voltam a valer normalmente.
É prática geral usar o mínimo de acidentes necessários junto às notas. Não se costuma utilizar como acidentes, as notas Mi# (que pode ser anotado como um Fá), o Fá (igual ao Mi) , o Si# (igual ao Dó) e o Dó (igual ao Si). No entanto em algumas tonalidades, essas alterações são usadas na armadura de clave para evitar que a mesma nota apareça duas vezes na escala, em forma natural e alterada. Por exemplo, na escala de F# maior: Fá#, Sol#, Lá# Si, Dó#, Ré# e Mi#. Se não fosse usado o Mi#, a mesma escala teria o Fá natural e o Fá#. Isso tornaria a notação muito complicada e é por isso que se usa o Mi#, mesmo que ele soe como um Fá natural. Fora da armadura, no entanto, quando a tonalidade o permitir, é sempre melhor usar Mi, Fá, Si e Dó do que Fá, Mi#, Dó e Si# respectivamente.
No exemplo abaixo podemos notar que, no primeiro compasso, o Lá# se mantém pela segunda e terceira nota, mas o bequadro faz a quarta nota voltar a ser um Lá natural. O segundo compasso é semelhante a não ser pelo acidente aplicado que é um bemol. No terceiro compasso há uma nota Sol, um Lá dobrado bemol e um Fá dobrado sustenido. Embora tenham nome diferente e ocupem posições diferentes na clave, os acidentes aplicados fazem com que as três notas soem exatamente iguais (enarmonia).
Notas:
1.    Um acidente afeta apenas as notas subseqüentes na mesma linha ou espaço. A mesma nota em outra oitava não é afetada pelo acidente.
2.    Quando uma nota à qual foi aplicado um acidente excede a duração do compasso e perdura pelo(s) compasso(s) seguinte(s), o acidente permanece. Este é o chamado acidente de cortesia. Muitas editoras e programas de edição musical indicam este tipo de acidente explicitamente após a barra de compasso.
Acidentes simples
Os acidentes mais utilizados são:
Bemol - Abaixa a altura da nota que se segue em um semitom.
Sustenido - Eleva a altura da nota que se segue em um semitom.
Bequadro - Cancela qualquer acidente prévio na mesma nota e em todas as notas de mesmo tom (dó e dó, ré e ré...) existentes dentro do mesmo compasso.


Esta lição já está disponível para download na barra lateral. 
Qualquer dúvida me add. no msn: abel.short@hotmail.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário