Olá meus queridos alunos, leitores e visitantes, só quero pedir pra vcs não esquecerem de comentar, pq essa é a forma que o blog cresce e a gente consegue permanecer no ar, pq é a maneira q vc pode criticar construtivamente e dar a sua opinião do que pode ser feito ou melhorado. Muito obrigado!!! Qualquer dúvida, não esqueça, adicionem o msn:
abel.short@hotmail.com

Dê uma olhadinha. Custa nada!!

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Dica do dia 27/06/2011

10 dicas para saxofonistas




Dica 1 - Higiene
Sempre que terminar de tocar, limpe bem o seu instrumento. É bom para ele e é bom também para a sua saúde e higiene. Se por acaso não der para limpá-lo todo, limpe, pelo menos, a boquilha e a palheta. A limpeza pode ser feita simplesmente com uma flanela ou mesmo com um pedaço de pano. Lave e desinfete periodicamente sua boquilha com água, detergente e álcool.

Dica 2 - Transporte do Instrumento
Cuidado ao transportar seu instrumento nos estojos portáteis de couro, tecido, materiais sintéticos, etc. Fica mais leve, mais fácil de transportar e também fica muito mais vulnerável, sujeito a pancadas, amassaduras e poderá empenar as chaves, provocando pequenos, ou até grandes vazamentos.

Dica 3 - Notas Longas
Nunca deixe de fazer notas longas. Elas melhoram seu som e, o que é importante, o mantêm. Também conserva a resistência da coluna de ar diafragmática.

Dica 4 - Exercício do Diafragma
Para exercitar o diafragma e melhorar seu sopro, coloque um guardanapo de papel na parede na altura de sua boca, sopre em direção a ele e não o deixe cair. Faça este exercício em torno de 5 minutos. Não mais que isso.

Dica 5 - Como ter boa Leitura da Partitura
Sabe como é que se consegue ter uma leitura rápida e dinâmica?
- Ter habilidade técnica mínima compatível com a peça preterida;
- Concentração;
- Realizar uma leitura global sem o instrumento em toda a música;
- Detectar os pontos mais "difíceis" da partitura e entendê-los em sua forma, voltas e repetições;
- Ler sempre um compasso à frente; (Existem músicos que lêem mais de um) Com muita prática você também vai conseguir!
- Ter calma, muita calma.

Dica 6 - Como Decorar uma Música
Para decorar uma música é preciso primeiro entendê-la. Escute-a, mesmo que você esteja tocando. Solfeje a música antes de tocar, isso é bom e aperfeiçoa a afinação e o ritmo.

Dica 7 - Como Tocar Trechos Difíceis
Está difícil tocar aquela escala, música ou um trecho dela? É fácil, bem fácil. Toque-a devagar (bem devagar) acompanhando a batida do metrônomo e vá subindo (o marcador do metrônomo) de dois em dois pontos. Você, certamente, conseguirá.

Dica 8 - Segurança
Tenha sempre anotado em algum lugar o número e o modelo do seu instrumento. Em caso de furto ou roubo isto será essencial para identificá-lo após feito o boletim de ocorrência em uma delegacia. Tire cópias e entregue em todas as lojas de reparos e usados que conhecer. Ore, e aguarde. A sua parte está feita!

Dica 9 - Palheta Reserva
Se você é aquele que prepara suas palhetas com cortes e lixa, tenha sempre em seu estojo uma palheta reserva preparada de igual modo. Nunca se sabe quando a principal pode quebrar!

Dica 10 - Compra do Instrumento
Antes de comprar o instrumento desejado faça uma pesquisa, pois os preços poderão variar em até 50%. Dê uma andada nas lojas ou telefone. Consulte a lista telefônica, a central de informações da telefônica de sua cidade, amigos, etc. Se for comprar um instrumento usado, preste bastante atenção nos detalhes, mesmo que pequenos. Não se detenha na aparência. Teste-o antes, se não estiver bom, não compre. Continue procurando pois você, certamente, encontrará um bom instrumento e por um preço satisfatório.

Qualquer dúvida, podem entrar em contato comigo pelo msn ou e-mail: abel.short@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário